Recomendamos incluir como requerentes os filhos menores de idade a partir de 13 anos, para evitar atingir a maioridade antes do final do processo. Os menores até 12 anos serão reconhecidos cidadãos italianos após a conclusão do processo de reconhecimento do genitor, sendo necessário efetuar sua inclusão quando do momento da inscrição do genitor junto ao AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero - Anagrafe dos Italianos Residentes do Exterior, ou seja, cidadão italianos residentes fora da Itália).
No caso dos filhos a partir de 13 anos, serão considerados como requerentes comuns adicionais, não havendo diferença de valor em relação aos adultos.
Caso seja de preferência incluir também os menores de 13 anos, é possível realizar a inclusão desde logo no processo de reconhecimento, sendo também considerados como requerentes comuns adicionais, não havendo diferença de valor em relação aos adultos.
OBS: conforme estabelecido pela legislação italiana, cada requerente deverá efetuar a própria inscrição junto ao AIRE após a conclusão do processo de reconhecimento, bem como da transcrição das certidões perante o Comune competente, conforme as instruções que enviaremos posteriormente. Inexiste taxa para efetuar a inscrição no AIRE e/ou para incluir os menores de idade quando da inscrição do genitor junto ao AIRE.